Recanto dos Curiosos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Os fabulosos animais que a genética nos prepara .

Ir para baixo 
AutorMensagem
VAMPIRO
Impaciente
Impaciente
VAMPIRO


Masculino Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/03/2012
Localização : PORTUGAL

Os fabulosos animais que a genética nos prepara . Empty
MensagemAssunto: Os fabulosos animais que a genética nos prepara .   Os fabulosos animais que a genética nos prepara . EmptySeg Abr 30, 2012 6:33 am



Supercoelhos capazes de produzir medicamentos. Suínos geneticamente modificados. Salmões que crescem ao dobro da velocidade. Cabras cujo o leite produz seda. Dos EUA à China, os investigadores dedicam-se a cruzar espécies. E só esperam por autorização para as colocar no mercado.


Que tal um cruzamento genético entre suínos e ratos, com um gene adicional tirado de bactérias E.coli? Faz crescer água na boca? Este porco transgénico foi criado por investigadores da Universidade de Guelph, no Canadá. Apelidado de Enviropig, expele menos 30 a 70% de fósforo nos seus excrementos: a modificação genética permite-lhe digerir melhor o fósforo do milho ou da soja de que se alimenta. Esta modificação ao nível dos cromossomas transmite-se de forma estável ao longo de oito gerações, afirmam os investigadores. A criação destes animais para fins de investigação já foi aprovada.

O Ministério da Saúde canadiano está, atualmente, a avaliar a segurança do Enviropig para saber se autoriza a sua venda nos supermercados. Este porco geneticamente modificado, apresentado como ecológico, pode, um dia, chegar à nossa mesa.

Este projeto foi desenvolvido com fundos governamentais e com investimento da associação de produtores de suínos Ontario Pork, proprietária da marca comercial Enviropig?. Problema: o Ministério da Saúde "não faz testes de segurança aos alimentos transgénicos e baseia-se nos dados apresentados pelo promotor", alerta a Rede Canadiana de Ação Biotecnológica (RCAB). Considerados "informação comercial confidencial", os dados não são facultados aos investigadores independentes. Por isso, é difícil avaliar os riscos sanitários e ambientais.

Quanto à possibilidade de disseminação descontrolada, o risco zero não existe. A prova disso é que em 2002 os restos de 11 leitões geneticamente modificados da universidade foram acidentalmente transformados em alimentos para aves de capoeira, contaminando 675 toneladas de alimentos, denunciou a RCAB.

Salmão que cresce mais depressa


Outro projeto aguarda autorização: o AquAdvantage, o salmão transgénico americano. Criado pela empresa de biotecnologia AquaBounty Technologies, com sede no Massachusetts (EUA), este peixe geneticamente modificado é obtido pela adição de um gene de outro salmão e de um gene da enguia, que atuam sobre o crescimento. Apelidado pelos críticos de "Frankenfish" Frankenpeixe, por analogia com o monstro de Frankenstein, tem a particularidade de crescer ao dobro da velocidade dos seus homólogos não modificados.

Saiba mais na edição de maio do Courrier Internacional, já nas bancas



Expresso
Ir para o topo Ir para baixo
 
Os fabulosos animais que a genética nos prepara .
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Curiosidades sobre animais
» Lista de Animais estudados na Criptozoologia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo-
Ir para: