InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Os fabulosos animais que a genética nos prepara .

Ir em baixo 
AutorMensagem
VAMPIRO
Impaciente
Impaciente
avatar

Masculino Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/03/2012
Localização : PORTUGAL

MensagemAssunto: Os fabulosos animais que a genética nos prepara .   Seg Abr 30, 2012 6:33 am



Supercoelhos capazes de produzir medicamentos. Suínos geneticamente modificados. Salmões que crescem ao dobro da velocidade. Cabras cujo o leite produz seda. Dos EUA à China, os investigadores dedicam-se a cruzar espécies. E só esperam por autorização para as colocar no mercado.


Que tal um cruzamento genético entre suínos e ratos, com um gene adicional tirado de bactérias E.coli? Faz crescer água na boca? Este porco transgénico foi criado por investigadores da Universidade de Guelph, no Canadá. Apelidado de Enviropig, expele menos 30 a 70% de fósforo nos seus excrementos: a modificação genética permite-lhe digerir melhor o fósforo do milho ou da soja de que se alimenta. Esta modificação ao nível dos cromossomas transmite-se de forma estável ao longo de oito gerações, afirmam os investigadores. A criação destes animais para fins de investigação já foi aprovada.

O Ministério da Saúde canadiano está, atualmente, a avaliar a segurança do Enviropig para saber se autoriza a sua venda nos supermercados. Este porco geneticamente modificado, apresentado como ecológico, pode, um dia, chegar à nossa mesa.

Este projeto foi desenvolvido com fundos governamentais e com investimento da associação de produtores de suínos Ontario Pork, proprietária da marca comercial Enviropig?. Problema: o Ministério da Saúde "não faz testes de segurança aos alimentos transgénicos e baseia-se nos dados apresentados pelo promotor", alerta a Rede Canadiana de Ação Biotecnológica (RCAB). Considerados "informação comercial confidencial", os dados não são facultados aos investigadores independentes. Por isso, é difícil avaliar os riscos sanitários e ambientais.

Quanto à possibilidade de disseminação descontrolada, o risco zero não existe. A prova disso é que em 2002 os restos de 11 leitões geneticamente modificados da universidade foram acidentalmente transformados em alimentos para aves de capoeira, contaminando 675 toneladas de alimentos, denunciou a RCAB.

Salmão que cresce mais depressa


Outro projeto aguarda autorização: o AquAdvantage, o salmão transgénico americano. Criado pela empresa de biotecnologia AquaBounty Technologies, com sede no Massachusetts (EUA), este peixe geneticamente modificado é obtido pela adição de um gene de outro salmão e de um gene da enguia, que atuam sobre o crescimento. Apelidado pelos críticos de "Frankenfish" Frankenpeixe, por analogia com o monstro de Frankenstein, tem a particularidade de crescer ao dobro da velocidade dos seus homólogos não modificados.

Saiba mais na edição de maio do Courrier Internacional, já nas bancas



Expresso
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Os fabulosos animais que a genética nos prepara .
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Tabela Excel
» Tabuleiro Redondo 007 - Ética durante o jogo
» COMO DOMAR UM PET
» TOP 5 - Jogos em que não gostamos de perder
» Missão Impossível - Nação Secreta [Crítica]

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo-
Ir para: