InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Astrónomos põem em causa existência da matéria escura .

Ir em baixo 
AutorMensagem
VAMPIRO
Impaciente
Impaciente
avatar

Masculino Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/03/2012
Localização : PORTUGAL

MensagemAssunto: Astrónomos põem em causa existência da matéria escura .   Sex Abr 20, 2012 4:11 am



Equipa de astrónomos chilenos não descobriu matéria escura em volta do Sol, ao contrário do que defendem as teorias dominantes, que dizem que 83% do Universo é constituído por esta matéria misteriosa.




Uma equipa de astrónomos chilenos realizou o estudo mais completo de sempre sobre os movimentos de estrelas na Via Láctea e concluiu que não existem grandes quantidades de matéria escura na vizinhança do Sol, como defendem as teorias dominantes.

De acordo com essas teorias, a vizinhança do Sol deveria estar cheia de matéria escura, a matéria invisível misteriosa que só pode ser detetada por via indireta pela força gravitacional que exerce.

O novo estudo descobriu que estas teorias, afinal, não explicam os dados observados, o que significa que será dificil detetar diretamente partículas de matéria escura a partir da Terra.

Mais de 400 estrelas estudadas



Os astrónomos, que pertencem às universidades de Concepción do Chile e ao Observatório Europeu do Sul (ESO), organização a que Portugal pertence, usaram um telescópio do Observatório de La Silla do ESO, no Chile, juntamente com outros telescópios, e mapearam os movimentos de mais de 400 estrelas até uma distância de 13.000 anos-luz do Sol.

A partir destes novos dados, os astrónomos calcularam a massa da matéria na vizinhança do Sol, contida num volume quatro vezes maior do que o alguma vez considerado em estudos anteriores.

"A quantidade de massa que calculámos coincide muito bem com o que vemos - estrelas, poeira e gás - na região em torno do Sol", revela o líder da equipa, Christian Moni Bidin, "o que não deixa lugar para matéria adicional - a matéria escura - que esperávamos encontrar".

"Os nossos cálculos mostram que a matéria escura deveria ter aparecido muito claramente nas medições, mas afinal não está lá", salienta o investigador da Universidade de Concepción.

Procurar 83% do Universo



Estima-se que a matéria escura constitua 83% da matéria do Universo. É uma substância que não pode ser vista mas que se deteta pelo efeito gravitacional que exerce na matéria visível à sua volta.

Ela foi originalmente sugerida para explicar por que é que as zonas periféricas das galáxias, incluindo a Via Láctea, rodam tão rapidamente, e hoje integra as teorias sobre a formação e evolução das galáxias.

Os modelos que existem para explicar como é que as galáxias se formam e rodam, sugerem que a Via Láctea esteja rodeada por um halo de matéria escura e preveem encontrar quantidades significativas de tal matéria na região em torno do Sol.

"Apesar dos novos resultados, a Via Láctea roda muito mais rapidamente do que o que pode ser justificado pela matéria visível. Por isso, se a matéria escura não está onde se esperava, temos que procurar uma nova solução para o problema da massa que falta. Os nossos resultados contradizem os modelos atualmente aceites", conclui Christian Moni Bidin.


Expresso
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Astrónomos põem em causa existência da matéria escura .
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo :: Animais & Natureza-
Ir para: