InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Poderíamos nos desafzer dos resíduos radioativos vertendo-os nos vulcões?

Ir em baixo 
AutorMensagem
VAMPIRO
Impaciente
Impaciente
avatar

Masculino Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/03/2012
Localização : PORTUGAL

MensagemAssunto: Poderíamos nos desafzer dos resíduos radioativos vertendo-os nos vulcões?   Sex Abr 13, 2012 3:58 am


Dias atrás zapeava por fóruns, conhecidos por sua temática cosnpioranóica, à busca de riso fácil, quando me deparei com um post onde um dos participantes mostrava sua ideia de como eliminar os resíduos radiativos da atualidade. Apesar das teorias absurdas encontradas neste meio, existem também boas ideias brotando e decidi me aprofundar no que era proposto: usar este enorme forno que é um vulcão como uma eficaz maneira de desfazer das aproximadamente 26.000 toneladas de barras de combustível de urânio esgotadas armazenadas em todo mundo. A ideia parece boa inicialmente, mas um vulcão seria o suficientemente quente para fundir as barras e também neutralizar a radioatividade do urânio?


Uma pequena busca na internet me levou às informações da geofísica de vulcões no Laboratório Nacional dos Alamos, Charlotte Rowe em uma matéria que discutia o exato assunto na PosSci: "Can We Dispose of Radioactive Waste in Volcanoes?". Segundo Charlotte, os vulcões que geram mais calor no mundo são os vulcões escudo, os que podemos encontrar por exemplo no Havaí. São vulcões relativamente planos e largos, cuja temperatura gerada pode chegar até os 1.316 ºC.

No entanto, a temperatura necessária para fundir o zircônio onde armazenam o urânio é mais elevada: seu ponto de fusão é 1.855 ºC. O combustível em si precisa de mais temperatura ainda, porque o ponto de fusão do óxido de urânio, utilizado na maioria de plantas nucleares, é de 2.865 ºC. Também seriam necessárias várias dezenas de milhares de graus a mais só para desfazer o núcleo atômico do urânio para tornar nula sua radiatividade. O mais efetivo para gerar tanto calor, pois, seria uma reação termonuclear, como a de uma bomba atômica, o que não parece ser uma forma muito boa de nos desfazer de resíduos nucleares.

Sem contar que os vulcões, ainda que poderosos fornos, não deixam de expulsar lava, e em uma grande erupção pode expulsar cinza e gás até alturas de 10 km para que depois dêem a volta à Terra várias vezes, salpicando a população de material radioativo.




NDIG
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Poderíamos nos desafzer dos resíduos radioativos vertendo-os nos vulcões?
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [OFF] talvez deveríamos ir pro Grupia
» DirectX 12 poderá não ser compatível com Windows 7 e Windows 8
» Bethesda poderá apresentar um novo RPG na E3 2015
» Nintendo: Um único jogo poderá mudar o rumo das coisas
» Destiny poderá ser lançado em março de 2015 no PC

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo-
Ir para: