Recanto dos Curiosos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.



 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

 Navios Mitológicos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado




Navios Mitológicos Empty
MensagemAssunto: Navios Mitológicos   Navios Mitológicos EmptySex Abr 13, 2012 3:48 am

O Navio de Teseu
Navio de Teseu se refere ao navio que levou Teseu (e vários outros jovens) para serem sacrificados ao Minotauro.
Os navios que Atenas enviava para Creta, para pagar o tributo pela morte de Androgeu, filho de Minos, usavam velas negras, mas Teseu, na terceira vez, disse para levarem velas brancas, que deveriam ser usadas na volta, caso Teseu conseguisse matar o Minotauro.
O navio de Teseu é inspiração para um paradoxo.
De acordo com lendas gregas, conforme relato de Plutarco:
"O navio com que Teseu e os jovens de Atenas retornaram (de Creta) tinha trinta remos, e foi preservado pelos atenienses até o tempo de Demétrio de Falero, porque eles removiam as partes velhas que apodreciam e colocavam partes novas, de forma que o navio se tornou motivo de discussão entre os filósofos a respeito de coisas que crescem, alguns dizendo que o navio era o mesmo, e outros dizendo que não era."

Discussão filosofica
Versão Simples:
Seja A = O navio em que Teseu começou a sua viagem.

Seja B = O navio em que Teseu terminou sua viagem.
A questão não é apenas se "A=B?"; suponha que Teseu havia deixado uma peça original do barco A no barco B. Uma peça de A é o suficiente para fazer A idêntico a B? Se não, seria idêntico a B supondo que ele havia deixado duas peças, etc. Onde devemos desenhar a linha da identidade do barco?

Versão Complexa:
Igual a versão simples, mas com uma adição - seguindo Teseu havia um outro barco, o Carniceiro, que pega as partes que Teseu atira ao mar, e as utiliza para se reconstruir. O Carniceiro ao chegar no porto é um navio que se compõe precisamente das partes que compunham o navio que Teseu começou a viagem. Ele aporta na doca seu navio ao lado do navio que Teseu aportou.
A versão complexa da origem a dezenas de perguntas e análises sobre a identidade de ambos navios que buscam de uma resposta que forneça o conjunto de condições necessárias e condições suficientes para a identidade do navio de Teseu e do navio Carniceiro.

Argo
Argo, na mitologia grega, foi a embarcação construída com a ajuda da deusa Atena para que Jasão e os argonautas viajassem em suas aventuras.
Uma madeira da nau Argo acabou matando Jasão depois de muitas aventuras com o mesmo.

Caleuche
O Caleuche é um mítico Navio-fantasma no folclore local e mitologia Chilota de Chiloé no Chile.
Segundo a lenda, o Caleuche é um grande navio fantasma navegando pelos mares em torno de Chiloé, à noite, e ele é um ser que é consciente. Ele aparece como um navio à vela bonita e brilhante, sempre cheia de luzes e com os sons de uma festa a bordo, mas rapidamente desaparece novamente escondendo submersa. Os mitos afirmam que é tripulado pelos afogados, que são levadas ao navio por três figuras mitológicas Chilote, duas irmãs: a Sirena chilota (um tipo de sereia) e o Pincoya e seu irmão, o Pincoy. Também dizem que o mal Brujo Chilote (um tipo de feiticeiro) gosta de visitar a festa, que pode chegar a convocação até mágico Cavalo marinho chilote (um tipo de Hipocampo).

Skíðblaðnir
Skíðblaðnir ou, aportuguesado, Esquidebládenir (Skídbladnir, Skídhbladhnir, Skíthblathnir, Skidbladnir, Skithblathnir ou Skidhbladhnir) é o navio de Frey, na mitologia nórdica. Foi criado pelos filhos de Ivaldi a pedido de Loki que desejava a união entre os AEsir e os Vanir.


fonte: Wiki
Ir para o topo Ir para baixo
Convidad
Convidado




Navios Mitológicos Empty
MensagemAssunto: Re: Navios Mitológicos   Navios Mitológicos EmptySex Abr 13, 2012 3:49 am

se conhecerem mais embarcações lendárias, digam, para aumentarmos este tópico, mesmo que existam poucos dados sobre esses barcos...
Ir para o topo Ir para baixo
 
Navios Mitológicos
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Seres Mitológicos - Sereias
» Seres Mitológicos - A Bruxa
» Seres Mitológicos - Ninfas
» Seres Mitológicos - O Basilisco
» Seres Mitológicos - Centauros

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo :: Sobrenatural-
Ir para: