InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 O Mistério dos Anasazi

Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: O Mistério dos Anasazi   Qui Abr 12, 2012 4:44 am

Os Anasazi eram um antigo povo indígena norte americano que viveu onde hoje fica o Four Corners, nos Estados Unidos, cerca de 1.200 a.C. A sua civilização deixou vários monumentos litúrgicos em diferentes locais, dos quais dois destes foram classificados como património mundial pela UNESCO. Os restos encontrados mostram um conhecimento de cerâmica, tecelagem e irrigação. Além disso faziam observações dos movimentos solares e usavam símbolos que, até ao momento, ainda foram decifrados. Considera-se que os atuais descendentes dos índios Anasazi são os índios pueblo (como os Zuni e os Hopi mas não se sabe ao certo se realmente existe continuidade ética entre estes povos e os anasazi ou apenas continuidade geográfica).

A civilização dos Anasazi desapareceu completamente antes da chegada dos europeus à América. Não se sabe, já que não existem provas escritas, como se auto-intitulavam os anasazi e a sua conexão étnica com povos modernos é alvo de discussões. De fato o nome anasazi é apenas o nome que os navajos contemporâneos dão ao antigo povo construtor de cidades. A palavra anasazi significa «os antigos» ou « os antigos inimigos» em língua navaja. Os índios hopi usam a palavra a Hisatsinom já que consideram a palavra anasazi desrespeitosa. Por último, os historiadores sob a designação anasazi agrupam algumas culturas similares que residiram na mesma zona como os hohokam, los mogollon e os pataya, que desapareceram todas antes do século XVI.

Existem diversas fontes para reconstruir a existência do anasazi:
- Os relatos tradicionais dos povos ameríndios, transmitidos oralmente. O artesanato e as crenças dos descendentes dos anasazi permitem formular uma série de sérias hipóteses.
- O testemunho dos conquistadores espanhóis que exploraram a região a partir do século XVI. A expedição mais importante foi a de Francisco Vásquez de Coronado, que procurava a cidade do ouro de Cíbola. As crónicas e cartas enviadas pelos exploradores são uma importante fonte de informações, se forem avaliadas com cuidado.
- Nos finais do século XIX, os agricultores Charley Mason e os irmãos Wheterill descobriram importantes locais anasazi. As escavações começaram realmente com o sueco Gustav Nordenskjöld. O clima árido da região permitiu uma boa conservação de milhares de objetos em fibra vegetal (lanças de madeira, flechas de cana, tecidos de algodão) ou animal (tendões, peles). Vários esqueletos têm sido estudados por antropólogos, que apresentaram dados sobre a saúde, a alimentação e a morfologia dos anasazi.

O seu desaparecimento está relacionado com a lenda do pássaro de fogo, o qual se acredita que as suas aparições coincidiam com certas datas de alinhamento estelar.

Segundo as últimas teorias, os primeiros povoados na América datam de pelo menos 20 mil anos. Os primeiros indígenas sedentarizaram-se no Sudoeste da América do Norte à cerca de 12 mil anos. Os arqueólogos desenterraram ferramentas de pedra desta população na povoação de Clovis. Caçavam animais de grande porte como os mamutes, já extintos. Após a última era glaciar, o clima ficou mais quente e seco. Na América Central, os olmecas cultivavam milho (já desde o segundo milénio antes de Cristo). Foram substituídos por sucessivas civilizações de Teotihuacán, zapoteca e astecas. Os últimos foram contemporâneos do apogeu da civilização anasazi. Com a chegada dos espanhóis no século XVI as culturas ameríndias sofreram mutações radicais. Os grandes impérios desapareceram e os índios Pueblo substituíram os anasazi.

A história dos anasazi continua um mistério devido à ausência de provas escritas. No entanto, através da arqueologia, é-nos permitido estabelecer uma data cronológica aproximada. A região sudoeste dos EUA foi ocupada por povos de tradição Sohara (5500 a.C - século IV). Os Basketmakers (cesteiros) ocuparam as áreas montanhosas e semi-áridas, pouco antes da época cristã. Os anasazis sucederam os cesteiros no século VIII. A progressiva mudança da caça para a agricultura e a consequente fixação permanente fez emergir uma nova cultura chamada de Pueblos referindo-se às povoações construídas com tijolos pelos anasazi de Mesa Verde nas falésias dos grandes desfiladeiros do Colorado. O inicio desta nova cultura (período Pueblo I, 700-900) é caraterizada por pequenas casas solitárias de algodão. O período Pueblo II (900-1100) marca o auge da cultura anasazi, é assinalado por um enriquecimento de ornamentos. O período Pueblo III (1100-1300) marca o declínio da cultura e a ocupação da Mesa Verde por novas aldeias primitivas. A partir do ano 1300, os anasazis refugiaram-se no vale do Rio Grande e no centro do Arizona. Deixam-se de encontrar vestígios dos anasazi pouco antes da chegada dos espanhóis. As razões desse êxodo não são conhecidas. Contudo existem diversas hipóteses como: mudanças climáticas que ameaçavam as culturas, o aumento da população, problemas políticos ou talvez guerra. No entanto dada a ausência de documentos escritos e da limitação do conhecimento atual não é possível provar nenhuma dessas hipóteses.

fonte: Wiki
Voltar ao Topo Ir em baixo
jessik
Moderadora
Moderadora
avatar

Feminino Mensagens : 155
Data de inscrição : 27/03/2012
Localização : Porto Velho - RO

MensagemAssunto: Re: O Mistério dos Anasazi   Qui Abr 12, 2012 11:34 am

eu sei aonde eles estão...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: O Mistério dos Anasazi   Qui Abr 12, 2012 11:41 am

onde estão ???? nem se sabe se existem !
Voltar ao Topo Ir em baixo
jessik
Moderadora
Moderadora
avatar

Feminino Mensagens : 155
Data de inscrição : 27/03/2012
Localização : Porto Velho - RO

MensagemAssunto: Re: O Mistério dos Anasazi   Qui Abr 12, 2012 11:52 am

estão escondido, ora bolas. sério mesmo, aposto que eles estão escondido em algum lugar onde ninguem tenha pisado ainda
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: O Mistério dos Anasazi   Qui Abr 12, 2012 11:54 am

são como os Chachapoyas, que desapareceram sem deixar rasto... eles e outras tribos, quem sabe andam por aí...

existe um provérbio chinês que diz assim:
"o animal mais inteligente do mundo é aquele que ainda não foi encontrado pelo Homem"

aqui aplica-se muito bem...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: O Mistério dos Anasazi   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
O Mistério dos Anasazi
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo :: Sobrenatural-
Ir para: