InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Seres Mitológicos - Baba Yaga

Ir em baixo 
AutorMensagem
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Seres Mitológicos - Baba Yaga   Qui Abr 12, 2012 4:06 am

Baba Yaga é uma figura do folclore do leste europeu. É uma mulher velha e ossuda que viaja pelos céus montada em um almofariz. Os rastros que deixa, apaga com uma vassoura. Mora em uma casa móvel, com patas de galinha, cuja fechadura é uma boca cheia de dentes. Isaac Bashevis Singer descreveu Baba Yaga com um nariz vermelho arrebitado (apesar de alguns escritores comentarem um nariz azul), com narinas largas e ardentes, olhos em chama como carvão em brasa e com cardos a sair do crânio em vez de cabelos. Singer referiu também a existência de babas menores e de pequenos demônios chamados dziads.
Ajuda os puros de coração e devora os impuros.
Originalmente concebida como uma entidade benfazeja, ao longo do tempo foram lhe atribuindo um caráter sinistro.

Conta a história que Baba Yaga possuia uma irmã, também bruxa, muito parecida com ela. Ela por sua vez casou-se com um poderoso comerciante da época dos czar. Ele por ser viúvo tinha uma filha então a irmã de Baba Yaga logo pediu a menina: "Vá a casa de minha irmã e peça linha e agulha para costurar uma camisa.", a menina já sabendo que a irmã de sua madrasta era bruxa visitou antes a tia, irmã de seu pai, e esta contou-lhe a história, sua tia apenas disse: "Quando uma árvore quiser arranhar-lhe o rosto, amarre seus galhos com uma fita, quando uma maçaneta não a deixar sair, unte-a com óleo, quando os cachorros raivosos correrem atrás de você, jogue um pouco de pão e quando um gato tentar arrancar-lhe um olho dê-lhe um pouco de presunto". Assim a menina buscou uma fita, um pouco de óleo, um pão e um pouco de presunto. Chegando a casa de Baba Yaga a garota disse que sua irmã pedira linha e agulha. "Entre" disse Baba Yaga "E começe a tecer", enquanto a menina tecia pode ouvi-la dizer a sua criada a preparar a banheira e lavar a menina pois hoje teriam janta, virou-se, viu que a menina tecia e saiu do recinto, a menina o vê-la sair foi até a criada, estendeu-lhe um lenço e disse: "Não a obedeça", virou-se ao gato, jogou-lhe o presunto e perguntou como poderia escapar, o gato satisfeito respondeu: "Pegue o pente e o pano em cima da mesa, fuja e de vez em quando cole o ouvido ao chão, quando ouvir que ela está perto jogue o pano que se transformará num rio largo e fundo, se por acaso ela conseguir passar jogue o pente e se transformará num imenso bosque, que não vai poder atravessar". Ela pergou o pente e o pano e correu em direção a porta mas esta não lhe deixava passar, então untou-a com óleo, jogou pão os cães que a perseguiam e amarrou com fita os galhos da árvore que lhe tentara arranhar-lhe. Quando Baba Yaga viu que quem tecia era o gato e não a menina enfurecida perguntou: "Seu velho guloso! Porque a deixou escapar?" calmamente o gato respondeu: "Há muito tempo que estou contigo e não ganhei nada, a garota, por sua vez, me deu um pedaço de presunto". Batendo em todos os outros que havia, assim como o gato recebido presentes, embarcou em um almofariz e apagou seus rastros com uma vassoura. A garota ouvindo Baba Yaga chegar jogou o pano que imediatamente se transformou em um rio, Baba Yaga vendo-o buscou seus bois para que bebessem toda a água do rio, a menina vendo de novo que ela se aproximava jogou o pente e um bosque apareceu, apesar de toda sua determinação em roer as árvores Baba Yaga teve de voltar a sua choupana em cima de patas de frango sem a menina e com fome.A menina retornando contou ao pai sobre o que sua esposa havia tentado fazer com sua adorável filhinha, este expulsou sua atual mulher de casa e após isso nunca mais se ouviu falar aonde estaria Baba Yaga.

fonte: Wiki
Voltar ao Topo Ir em baixo
jessik
Moderadora
Moderadora
avatar

Feminino Mensagens : 155
Data de inscrição : 27/03/2012
Localização : Porto Velho - RO

MensagemAssunto: Re: Seres Mitológicos - Baba Yaga   Qui Abr 12, 2012 11:41 am

hummm, na série grimm fairy tales, ela tem os olhos vermelhos, o cabelo branco, e não e nada velha e ossuda
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Seres Mitológicos - Baba Yaga   Qui Abr 12, 2012 11:42 am

mas no Hellboy é assim mesmo.... curioso como de ser bondoso passou a ser maléfico !
Voltar ao Topo Ir em baixo
jessik
Moderadora
Moderadora
avatar

Feminino Mensagens : 155
Data de inscrição : 27/03/2012
Localização : Porto Velho - RO

MensagemAssunto: Re: Seres Mitológicos - Baba Yaga   Qui Abr 12, 2012 12:04 pm

verdade
Voltar ao Topo Ir em baixo
Convidad
Convidado



MensagemAssunto: Re: Seres Mitológicos - Baba Yaga   Qui Abr 12, 2012 12:09 pm

no conto do Hellboy diz-se que ela é mais antiga que a Mãe Rússia e que enquanto ela (Yaga) existir a Rússia não desaparece... coisa muito divertida e curiosa, acho eu...
Voltar ao Topo Ir em baixo
Conteúdo patrocinado




MensagemAssunto: Re: Seres Mitológicos - Baba Yaga   

Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Seres Mitológicos - Baba Yaga
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» TOP 5 - Jogos estratégicos
» Top 5 - Jogos Mágicos

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo :: Sobrenatural-
Ir para: