InícioInício  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Chão multitouch pode um dia detectar seu ataque cardíaco.

Ir em baixo 
AutorMensagem
VAMPIRO
Impaciente
Impaciente
avatar

Masculino Mensagens : 314
Data de inscrição : 29/03/2012
Localização : PORTUGAL

MensagemAssunto: Chão multitouch pode um dia detectar seu ataque cardíaco.   Ter Abr 10, 2012 5:40 am

Telefones inteligentes, supercomputadores, robôs… A tecnologia não para! Agora também teremos casas inteligentes.

No futuro, a casa inteligente vai saber quem são seus residentes e o que eles estão fazendo, através de um chão interativo.

Os EUA concederam recentemente uma patente para a IBM de um sistema de segurança que iria transformar o chão de uma casa em uma superfície multitouch, que reconhece quem está de pé sobre ele.

O assoalho poderá sentir formas e pesos diferentes, e diferenciar adultos, crianças e animais de estimação pelo peso, forma e número de pés no chão.

Em seguida, o assoalho forma um banco de dados de identidades registradas para corresponder às pessoas a suas formas e pesos detectados. Uma vez que ele detectar uma pessoa não autorizada na casa, pode soar alarmes ou chamar a polícia. Esse tipo de alarme evita o famoso problema da pessoa esquecer de desligar um alarme tradicional, e ele disparar acidentalmente.

Quando o chão detecta uma pessoa autorizada, pode acender as luzes ou abrir portas para ela.

Também ajuda a monitorar as pessoas dentro da casa. Como o chão sabe as identidades de todos, pode deixar um residente saber quando seu marido ou esposa chega em casa. Também pode alertar os adultos se uma criança está sozinha muito perto da piscina, ou soar um alarme se o animal de estimação estiver onde não deveria.

O sistema também poderia reconhecer se alguém estivesse deitado no chão, indicando que poderia estar doente ou ter desmaiado. Um sensor de batimentos cardíacos verifica o pulso da pessoa. Se ela estiver em apuros, o sistema pode chamar um cuidador (se tiver algum profissional de saúde registrado nos contatos) ou ligar para a emergência.

Além de saber quem está na sala, o sistema também pode contar quantas pessoas e animais estão nela. Os usuários podem programar o chão para detectar mais pessoas do que um número determinado. Por exemplo, os pais podem receber um telefonema se houver mais de seis pessoas em sua casa quando eles não estiverem lá, indicando que seus filhos estão dando uma festa.

Pessoalmente, acho a ideia muito interessante. Mas também um pouco controladora. Nas mãos de uma pessoa com personalidade obsessiva, com poder de saber tudo sobre todos na casa, o objetivo do chão útil pode se tornar outro.

Fora que eu penso nos “erros” aos quais toda tecnologia está sujeita. E se a gente ganha peso (o que, aliás, é muito normal)? O sistema poderia acusar uma pessoa não autorizada, acidentalmente, não? Ou seja, nem sempre um upgrade de tecnologia se distancia tanto das falhas de seus antepassados.

Minhas dúvidas podem ser sanadas um dia, ainda. Por enquanto, a IBM nem sequer revelou seus planos para a ideia, que apenas foi patenteada e não deve estar muito perto de ser comercializada.

“A invenção não é parte de um produto ou solução e não podemos especular sobre se e como ela será implementada”, disse o porta-voz da IBM, Christopher Andrews.

Ele também não disse quanto tempo os pesquisadores da empresa vêm trabalhando na criação do sistema e se a IBM vai realmente usar sua patente.

No entanto, considerando o ritmo e rumo que a tecnologia está tomando recentemente, acredito que é uma aposta segura dizer que ainda veremos casas inteligentes em um futuro próximo.



[MSN]/hypescience
Voltar ao Topo Ir em baixo
 
Chão multitouch pode um dia detectar seu ataque cardíaco.
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» Drive Club - Notas
» War Cards - resenha
» [JEREMIAS]Xbox One 1399 nas Americanas
» 25 Coisas que qualquer um pode fazer para melhorar seu desempenho no jogo!
» [OFF] Melhor smartphone até 1500 reais, pode ser Android, iOS, etc

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Recanto dos Curiosos :: Noticias e Curiosidades :: Curiosidades Pelo Mundo-
Ir para: